quinta-feira, junho 23, 2005

o Tempo é precioso para mim... I

O Tempo é precioso para mim...

“Eu sou Pereira”, disse um dia o sapateiro.
O tempo é precioso, para mim... afirmou a certa altura, enquanto cosia e recosia um sapatão grande, de Inverno e com ar gasto, de dono que esperava voltar a vê-lo “como novo”. Ao mesmo tempo que dizia destas exclamações claras, envolvia-nos em considerações enigmáticas, cheias de reticências e subentendidos de quem tem muitos anos de vida e um gosto requintado pelas palavras: “preciso que chova, para regar as minhas quintas!” e com gesto largo abarcava a oficina iluminada por diversas lâmpadas e candeeiros, meticulosamente dispostos pelo espaço, traquinamente suspensos do tecto ou das prateleiras. Verdadeira obra de decoração pensada e desenhada com afinco. Arte posta ao serviço!

Como pode alguém, aos quase setenta anos, irradiar tamanha energia? Fazer com tanto gosto? Saber com tal mestria?
“Estas são as minhas quintas...” reafirmava ao apontar sapatos e botas, carteiras e sacos, botifarras e sapatinhos.
“Estas são as minhas quintas e por isso, preciso que chova...” e ria, no seu riso malandro. De quem espera um salto sem capa, um fecho que não aperta, um cano alto que precisa ser alargado, um requinte de chinela que, antes que se faça tarde, vai à forma ganhar brilho... que o tempo é precioso para todos e incerto para tudo, tantas vezes.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

eu sou sua fan nao perco seu programa eu acho vc muito lindo

11:10 da tarde, julho 09, 2013  

Enviar um comentário

<< Home