quarta-feira, dezembro 20, 2006

datas, fotografias e trabalhos muitos

Tenho um escritório em forma de caos.
Livros, histórias em papelinhos, cds com conversas gravadas
folhas cheias de notas, em línguas tortas

Tenho um monitor gordo e feioso enfeitado com post-its recheados de nomes... sabe-se lá para lembrar o quê.
Música a saltar-me nos ouvidos e o pé a exigir dança
riscos e setas a obrigar-me à atenção certa

saltou-me uma fotografia saudável do Assis...
Do meio da confusão e quando estava mesmo a ficar com a impressão do grito a espreitar na garganta:
Saltou-me uma fotografia do Assis!
Do meio das folhas cheias de assuntos urgentes, dos livros escancarados à minha frente...
Veio o Assis trazer-me o pedacinho de paz que me faltava, há tempo

não há dúvida que o cão é o melhor companheiro que pode alguma vez ter-se!




É verdade que vem lá o Natal
Parece-me que não terei grande alvo de objectiva para as imagens deste ano
O Trabalho lá seguirá, sempre pronto, sempre desperto,
como sempre...
eu é que ando muito mais sozinha, desta vez
...
Estou a pensar pedir ao Pai Natal, que mora todos os dias dentro de mim, que me traga um assis novinho em folha... talvez feito Labrador, ou porque não ... não... ainda não.
Talvez me continue a saltar o Assis. Do meio dos livros. A cada começo de esperança nova de vida...

18 Comments:

Blogger Rita said...

há uns anos (não tantos assim), eu odiava o Pai Natal. porque acreditei que ele obrigava os duendes a fazerem trabalhos forçados na fábrica dos brinquedos e que se não fosse ele os duendes eram livres. foi uma fada que me contou, sabes? e eu acreditei.
mas agora já não sei. acho que deixei de pensar nisso. o que me pode ter transformado numa Pessoa egoísta, que nem as outras. porque os duendes podem estar a precisar de mim, e eu deixei de pensar neles, lá fechados...

*suspiro*





(é por isto que me canso tanto. a minha cabeça raramente pára.)

tenho saudades tuas, Dona Maria.
e quero desejar-te um feliz Natal. dos quentinhos, dos felizes.

*

12:23 da tarde, dezembro 20, 2006  
Blogger david santos said...

Olá, Maria.
Um caos autêntico! O teu local de trabalho. Como o meu. Que já nem sei como os procurar os livros e outras coisas que de vez enquando preciso. Bem, vamos ver se o pai Ntal nos ajuda a organizar melhor as coisas.
Até sempre.

12:33 da tarde, dezembro 20, 2006  
Blogger a d´almeida nunes said...

Aqui vim parar, através da rede etérea, que anda por ai, na qual "nos" encontramos, fugazmente as mais das vezes, mas mambém, em muitos casos, com vontade de nos ligarmos emocionalmente, sei lá porquê?!
No seu caso, maria, soou-me uma campainha de memórias, saudades, juventude (passada/presente), quando a li a falar do seu pai e de Moçambique. Fiquei com vontade de saber mais sobre si, da sua interrogação/inquietação "Por que escrevemos?".
Vou ler o seu blogue com mais tempo...
Um BOM NATAL, na medida da Paz de que necessitamos para o nosso espírito, para as nossas vidas.
António
(em Moçambique de 1969/71 - guerra, vida, juventude...)

12:51 da tarde, dezembro 20, 2006  
Blogger Humor Negro said...

Olá Maria,
Obrigado pela visita e pelas simpáticas palavras. A ler este teu texto lembrei-me do Carlin e de como ele também gosta de cães.
Toma lá: http://snipurl.com/15ewe

4:52 da tarde, dezembro 20, 2006  
Blogger maria said...

humor-negro! Maravilha de endereço!
Fui logo lá, claro! Apetece-me trazer para aqui o texto todo, é mesmo assim que se fica quando um cão se nos vai. mas eu ainda não consegui encontrar o tal outro, na sucessão de cães com que as vidas todas se fazem... será que a minha parou?!
;)


asn, viva!
é bem verdade que há curiosidades e encontros que sabem bem! Já dei um saltinho no blog e vi que é de Leiria... lá está, mais uma vez, a curiosidade! vivi em Leiria há uns anos. Pedaços das histórias das nossas vidas vão ficando agarradas (ou soltas) nos lugares por onde passamos e nos fazemos, não é?


david, bom recebê-lo aqui!
Ainda que sempre a reclamar das horas que me trazem submersa na papelada, no fundo no fundo, acho que já nem saberia viver de outra maneira! :)
Quanto ao tempo em que este país ainda era outro... sim, é um lugar que me agrada. Aliás, é por esse tempo que agora trabalho fazendo o que faço e estudando o que me importa. Mas todos que conheço que conheceram "aquela" África não desejam falar do que foi mas apenas dela! África! (ou melhor, o caso do meu pai é mesmo o deslumbramento de Moçambique!) eu... eu estou maravilhada com a possibilidade de São Tomé! mas bom, isto são outras conversas!
:)


rita! Olá minha rita!!
Aquele pensar sobre os duendes nunca se afastou, de todo, de ti, pois não? ;) claro que não! e, os duendes, a serem duendes de verdade, jamais trabalhariam obrigados! Fazer presentes e embrulhar surpresas nunca poderá ser trabalho forçado!
Beijinhos, Rita!
Lá vou eu ao branco em ti!
:)

5:29 da tarde, dezembro 20, 2006  
Blogger manhã said...

também gosto de cães, muito, ainda não tenho casa para os poder ter como quero, à vontade, mas é uma questão de tempo. Quando saltam assim fotografias do nada parecem sinais, não sei de quê mas sinais.

10:58 da manhã, dezembro 21, 2006  
Blogger isabel mendes ferreira said...

/tenho um grito em forma de caos!/


mas um caos organizado em forma de ternura.


para desejar um especioso Natal.

11:50 da manhã, dezembro 21, 2006  
Blogger Choninha said...

Querida Maria, tens de organizar essa desorganização, digo eu que de organizar só conheço a palavra.
O Assis era o teu cão? Arranja outro ou um gato ou ou ou, não te quero é saber triste nem sozinha.
Mando-te um grande beijo e desejo que passes da melhor forma os dias que aí vêm.

4:15 da tarde, dezembro 21, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Eu não gosto de cães. Pronto, Maria, era só para dizer isto. Quando vivi em Coimbra, e fui seu aluno, fui atacado por todos os cães vadios da cidade com os quais tinha a infelicidade de me cruzar...Na infância tive cães amigos e companheiros mas, em regra geral, nenhum cão "estrangeiro" me grama...Diga-me, doutora, a minha doença tem cura?

9:47 da tarde, dezembro 21, 2006  
Blogger hfm said...

Tudo de bom para ti.

4:47 da tarde, dezembro 22, 2006  
Blogger Tozé Franco said...

Um Santo e Feliz Natal.
Obrigado pela visita. PAssarei por aqui a partir de agora.
Um abraço e bom ano novo.

6:26 da tarde, dezembro 22, 2006  
Blogger Antonio stein said...

Boas Festas e Tudo de BOM,
e a Paz esteja CONNOSCO

António

12:01 da tarde, dezembro 23, 2006  
Anonymous Anónimo said...

gosto disso..das historias em papelinhos d post-its etc etc etc...e d sinais...d fotografias que saltam e nos aconchegam..d carinhas, d focinhos..d olhares..hmmm gosto disso gosto mt desses sinais vindos do nada..e penso sobre eles, as vezes mais dok devia e atribuo-lhes valores mais dok possuem..e...deixo-me sonhar... sabes...sempre tive como cao ideal o labrador...tem ar d deixar dar bons abraços kd precisamos(digo eu k confio mais nos animais que nas pessoas e que de abrços de pessoas tenho um certo receio e fujo..fujo por medo de sentir ou d n sentir..enfim...divagaçoes)...mas os caes nao, e o labrador...hmmm deve dar abraços bons esse bixinhu
bem, n quero influenciar mas...nao axo k a vida fike por aki e n sou egoista ao ponto d pensar k so os humanos podem continuar, por isso....quem sab nao tenhas um assis k escolha a dedo o teu proximo amigo e to ponha no caminho ...assim..como k por akaso..assim so pk sim...so para ele( o assis) ter uma forma d estar ainda perto de ti..podes sempre pensar assim...e talvez sintas um olhar diferent kd fores xcolher o teu novo amigo bixinho..seja la isso daki a kt tempo for...


miminhox da primita k ao ler a tua msg se deparou c a face molhada..e n é xuvakhj os ceus nao xoraram e eu estou dentro de casa..

2:44 da manhã, dezembro 25, 2006  
Blogger isabel mendes ferreira said...

só para dizer :::::

dias felizes.



______________

tudo de muito bom.

6:30 da tarde, dezembro 25, 2006  
Blogger Unknown said...

... e a minha casa? Por cá naum é só o escritório! São todas as assoalhadas! Uma confusão autêntica que se acelerou devido às Festas Natalícias.

Espero que tenhas tido um Excelente Natal e que, apesar de distante, o Assis consiga ajudar-te a encontrar a clareza dos próximos dias, que tanto buscas :)

Bjzz com música

2:20 da tarde, dezembro 26, 2006  
Blogger mfc said...

Eles dão-nos tudo e não pedem nada em troca!
Merecem tudo...

10:24 da tarde, dezembro 27, 2006  
Anonymous Anónimo said...


href="http://ocanhoto.blogspot.com">O Canhoto

4:06 da tarde, dezembro 28, 2006  
Blogger manhã said...

bom ano! espero que encontres outro fiel amigo!

12:07 da manhã, dezembro 31, 2006  

Enviar um comentário

<< Home