sexta-feira, agosto 19, 2005

"fazer" alguma coisa é urgente, não acham? ... estou cansada de não ver alternativas... e de toda a gente a dizer que só restam sapos...

Quando era miúda e me diziam que não podia querer “salvar o mundo” lembro-me que ficava furiosa, não percebia porque é que os adultos pensavam sempre de um modo tão pequenino, tão incapaz de fazer mais que o mais simples das suas vidinhas pequenas de olhar pelo dia-a-dia... pois bem, agora já lá vai a adolescência, já lá vai a força pura de acreditar mas...
Não acredito que estejamos vivos só para viver um dia e a seguir outro, uma vida e depois dar lugar a outra. Não acredito nisso. Os poetas dizem “há que fazer mais, há que fazer melhor...” pois não duvido. Há que fazer mais. Fazer melhor! O Walt Whitman também dizia qualquer coisa parecida, ou o Ben Harper, e eram/são eles os poetas. A verdade é essa. É só essa. Os poetas se calhar, dizem destas coisas sem um alvo preciso mas, também, quem é que precisa de saber qual é o alvo preciso dos poetas se o que interessa é alcançar o que eles dizem mesmo quando (ou especialmente quando) eles próprios não sabem a que ou quem se dirigem?!
Definitivamente, há que fazer mais. E fazer melhor é cada vez mais urgente!
Apontar um objectivo maior, fundamental!

Caramba, salvar o mundo...
Era para isso que eu queria conduzir a minha vida quando era miúda. E tinha a certeza que o faria... mas depois, o tempo passa, as certezas vão-se, fica-se com a impressão de que tudo à nossa volta nos está, de algum modo a trair, a virar as costas e... quando menos damos por ela, pumba! A realidade adulta cai-nos em cima e reparamos, às vezes tarde demais, que estamos a perder-nos nos dias que correm e nos fintam as voltas e nos deixam a pensar que não temos tempo para tanta coisa que pensamos essencial que
o essencial começa a escorregar-nos para longe sem sabermos como voltar a encontrá-lo...

Uf!!! É preciso parar e pensar de novo.

Acreditar de novo!
________________

26 Comments:

Blogger CP said...

Onde é que eu assino?
Isto é exactamente a minha opinião.
Excelente, estupendo, fenomenal, fantástico post.

7:36 da manhã, agosto 19, 2005  
Blogger paulo said...

Apesar dos sapos me lembrarem Magnolia, tens razão. Mas a tua luta é contra a inércia, uma das forças mais poderosas do Universo; tens de ter a pressuação de um Messias, a paciência de um Santo, a habilidade mágica de um cozinheiro na mistura das vontades e recusas. É trabalho supraherculiniano. Boa sorte. E se precisares de ajuda...

9:16 da manhã, agosto 19, 2005  
Blogger J. said...

sim, acreditar é fundamental. mas eu sou ainda adolescente e tenho a "força pura de acreditar". mas tao importante como acreditar, é olhar à volta e sobretudo a proveitar a força de quem acredita e pouco pode fazer (sim, obviamente retocando, para nós, adolescentes, por-mos os pés no chão). nós podemos fazer muitas coisas, mas às vezes uma mão adulta, uma mente aberta às inovações, daria muito jeito.
seja como for, acreditar é, sem dúvida, o mais urgente. seja em que idade for.

10:49 da manhã, agosto 19, 2005  
Blogger isabel mendes ferreira said...

acreditar...é juventude não é?:)

10:55 da manhã, agosto 19, 2005  
Blogger hfm said...

Obrigada pela visita.
Como compreendo este post. Lembro-me de um dia uma professora de Moral no liceu me ter perguntado se eu estava convencida de que ia salvar o mundo. Ainda hoje me lembro da resposta que lhe dei e que me fez ir direita para a reitora
- Convencida não estou mas tento. Faço é mais por ele que estas aulas de Moral!!!
A irreverência benfazeja da idade.

12:35 da tarde, agosto 19, 2005  
Blogger maria said...

pois pode, jrd! Pois pode!
:)

1:05 da tarde, agosto 19, 2005  
Blogger Cr... said...

Como Hölderlin disse : " [a poesia é] a mais inocente de todas as ocupações" e, simultaneamente, "o mais perigoso de todos os dons".
A poesia... o olhar sobre o mundo... a vida. Riscos, avanços... forças que nos movem, crença em nos.

1:31 da tarde, agosto 19, 2005  
Blogger Sérgio Martins said...

Por vezes (como agora) fico sem força, mas ao ler posts destes o ânimo regressa. Afinal não estamos sós...
Parabéns pelo blogue e obrigado pela visita. Bjs.

3:40 da tarde, agosto 19, 2005  
Blogger Cadelinha Lésse said...

Mudar o mundo até pode ser apenas dar um pontapé numa pedra. O que interessa é dar o pontapé.

5:50 da tarde, agosto 19, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Maria: Um xuac de bom fim-de-semana!

:)))))

8:11 da tarde, agosto 19, 2005  
Blogger Titá said...

Estou contigo, subscrevo...bora lá...
Hoje já mudaste um bocadinho o mundo com tuas palavras :-)

9:37 da tarde, agosto 19, 2005  
Blogger Dinamene said...

Bem, salvar, não, que ninguém salva ninguém, mas acreditar, vou por aí... e peço desculpa, mas quero ir por objectivos pequenos, que o essencial começa, para mim, por aí, e quantas vezes não o vemos. Corremos mundo e está mesmo debaixo dos nossos olhos. Por exemplo, como aqui, falar em acreditar, Maria, acreditar que é possível desentranhar as palavras, tirar-lhes o uso, rasgar-lhes a usura do tempo, do hábito...

11:46 da tarde, agosto 19, 2005  
Blogger mfc said...

È preciso fazer sempre algo... e tanto é preciso fazer!
Os sonhadores são os donos do amanhã e, porque não também os poetas que tocam fundo os corações?!
Olha, coloquei no meu blog um link para o teu.
Espero que não te importes.Obrigado.

1:51 da manhã, agosto 20, 2005  
Blogger Carlos de Matos said...

Maria:
... Bom post! na hora H !

... todos, em tempos, fomos "poetas"!
... Eramos miudos com o sangue na guelra!

... hoje, eu cada vez mais "miúdo", deixei a "poesia", engulo uns sapos, mas mantenho-me fiel à justiça, ética e à solideriedade!

... infelizmente não tenho "ferramentas", pelo menos as mais adquadas, para poder dar uma volta ao mundo cão em que se vive, convive, habita, co-habita, destroi, e não se reconstroi!

... mas a esperança é a última coisa a perder-se e essa, ainda a tenho!
... espero mantê-la viva enquanto me permitirem por cá andar!


Xi

12:39 da tarde, agosto 20, 2005  
Blogger Unknown said...

Eu contentava-me em poder ajudar a salvar Portugal.

12:51 da tarde, agosto 20, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Mudar.
Mas devagar, porque na mudança mais importante do que a velocidade é a direcção.

Ai eme beque.
Doido

PS: E as leituras da tese?

7:24 da tarde, agosto 21, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Que é feito de ti que não te sinto?

Doido

4:44 da tarde, agosto 22, 2005  
Anonymous Anónimo said...

todos nós podemos salvar o mundo, ou uma parte dele, ou contribuir para... se cada um de nós der o seu melhor em algum aspecto vai estar a contribuir para um mundo melhor... sei lá, vou pequenos exemplos de pequenas coisas, às vezes basta ser-se civilizado, cumprir as regras de trânsito, não atirar papéis para o chão, dizer "obrigado/a" e pedir "por favor"... e se todos o fizéssemos, cm seria o mundo então?

5:27 da tarde, agosto 22, 2005  
Blogger maria said...

Voltei!
e vou iniciar o périplo de visitas às casas todas das escritas e deslumbramentos de imagem desta blogocompanhia que tanto estimo...
e aos novos! ;)

pois é... que importa o sentido da mudança, Muito!
a energia concertada, tanto!
a vontade, como?!
fazer e desfazer, voltar a construir, sem dúvida!

As pequenas coisas... Sempre!

11:19 da tarde, agosto 22, 2005  
Blogger maria said...

uma palavrita antes de ir visitar o http://semacento.blogspot.com ... e repetindo palavras do próprio: "o problema das alternativas e que necessitam da radicalidade da entrega..." Se É! oh, Se É!

:)

12:40 da manhã, agosto 23, 2005  
Blogger Sr. Jeremias said...

Perdi a esperança.

Já não podemos fazer nada, e é muito cedo para podermor fugir para Marte...

12:44 da manhã, agosto 23, 2005  
Blogger maria said...

Asneira... e, quando se faz asneira deve, a seguir, resolver-se o feito com o gesto certo! Certo?
Ora para chegar ao semacento é por aqui:
http://poein.blogspot.com/
lá vou...
mudar o endereço como forma de mudar o caminho... uhm... começo bem a semana!
;)

(obrigada pelo reparo, de Mais Tempo, de qualidade!)

12:13 da tarde, agosto 23, 2005  
Blogger Sérgio Gonçalves said...

Acreditar depende só de nós. Mudar depende de muitos. No entanto, quando um muda, estabelece o exemplo para outros. Torna-se guia, mesmo sem saber.
Para liderar é preciso dar o exemplo. Vamos mudar. Queremos mudar. Apesar da inércia inerente às sociedades. Um Homem pode mudar o mundo.

Para mudar, basta querer.

9:47 da tarde, agosto 23, 2005  
Anonymous Anónimo said...

"... é preciso parar e acreditar de novo"?!
Ué: mas o que fizeste, do início ao fim deste texto? só choramingar? Coisa nenhuma! Questionaste não só a ti, a cada um que te leu, que te lê ou lerá. Continuas a acreditar sim!... e como!!! A tua não-acomodação está pulsa forte em cada palavra. Valeu, de verdade, e tenhas certeza, apesar de parecer o contrário, tantas vezes - não estás só, nunca estás! Um abraço fraterno.

2:50 da tarde, agosto 24, 2005  
Blogger Geosapiens said...

gostei do texto...
a vida já me traiu...a politica a social...novinho...não é...e já tão desencantado...
mas não...é preciso "nunca desistir, lutar sempre"...e é o que eu vou fazendo...com mais calma...pois "Roma e Pavia não se fizeram num dia"...mas com a mesma radicalidade, esta mais cerebral do que prática...mas nunca desistir...entregar as armas...e deixarmo-nos fuzilar pelo peso da vida...nunca...
obrigado pelo texto...mandei-lhe um e-mail acerca deste...e acrescentei o seu Blog aos meus links...na área "Momentos Zen..."

10:55 da manhã, agosto 26, 2005  
Anonymous Anónimo said...

"Quando era miúda e me diziam que não podia querer “salvar o mundo” lembro-me que ficava furiosa, não percebia porque é que os adultos pensavam sempre de um modo tão pequenino..." pois eu também e continuo a achar exactamente o mesmo...
Há dias em que acreditamos menos e fazemos menos...
Mas há outros em que deixamos as comodidades de lado e partimos em busca do cerne da questão que nos levará a salvar o mundo da maneira que escolhemos...
De certeza que vais salvando mundos por aí...
Gostei muito do teu blog :)
Beijinho
Pandora
http://momentosavulso.blogs.sapo.pt

11:35 da manhã, agosto 31, 2005  

Enviar um comentário

<< Home