“Se o saber fosse alguma coisa de puramente estático e a consciência fosse uma espécie de vazio, ocupando um «espaço» no homem, então este modo de educação poderia ser correcto. Mas o saber é um processo e a consciência é intencionalidade dirigida para o mundo”
Paulo Freire
14 Comments:
Poderei então, deduzo, ser processado por agir de forma inconsciênte?
não, não, parto sempre do princípio que a acção, o agir, é intencional!
(mesmo que o sujeito de acção não tenha clara consciência do que o leva a agir de um certo modo)
qual inconsciência...
:)
Como dizem cá na terra, não era eu, era o vinho
A culpa não será dos professores certamente, não será também dos alunos em geral... parece-me que o problema reside no método!
Só pode ser... quero acreditar que assim é.
Essa da intencionalidade consciente levava-nos longe. Haverá intencionalidade inconsciente? Não no sentido freudiano mas psicofísico.
Irra que estou a ficar chato.
Maria*
foram mais sentimentos sem voz. e, sim, umas fériazinhas também..
estou mais ou menos de volta.
assim.. de vez em quando.
um abraço. com um beijinho e um 'obrigada'. sim? *
...portanto nao se pode encarar a educacao a nao ser como um "quefazer",um quefazer, portanto, no tempo e no espaco, como o proprio Freire diria.
Pois, o saber é dinâmico sem dúvida nenhuma. A consciência precisa de saber (dinâmico) que o mundo continua à espera de ser melhorado.
Então, neste caso é preferível uma consciência agitada a uma tranquila.
o saber é um processo sim, poderá ou não ter intencionalidade, já a consciência só pode ser intencionalidade. Mas se o Paulo Freire disse...
escrevi-me aqui com muito gosto
Senhoras e Senhores, o problema está no universo.
A coisa está em expansão. Sempre esteve. E quanto mais, mais a curva dá para a média.
Coloquem-se na moda :D
A educação é prospectiva.
Andar: seja no fio da navalha, seja numa vereda ladeada por flores, que as passadas não sejam de um bêbado. E se há que se embriagar, que seja pela visão consciente do caminho trilhado ou pela expectativa do que há por percorrer.
As idéias de Paulo Freire, antes e mais que idéias, foram/são caminhos árdua e prazeirosamente encetados por ele, acreditando que o "conhecimento sem sabedoria morre em si mesmo" (essa última frase não li em nenhum livro: foi-me dita por um velho, alfabetizado há pouco tempo, seguindo os princípios sugeridos por esse grande educador).
Um abraço fraterno.
Eu já tinha comentado algo sobre o ensino da Matemática no "FazTudo" aka Solrac, e não quero ser repetitivo novamente.
Quem pensa que o saber é estático está completamente fora de contexto. Infelizmente há muita gente assim no nosso país.
E é claro que a "culpa" não é só dos professores. Tb é fácil atribuirmos a dita ao Sistema. É um conjunto de factores que nunca ninguém teve realmente o trabalho de dissecar e analisar as suas componentes principais.
Bjzzz conscientes
"Mudar o Mundo", tema de um dos artigos anteriores que li com mais atenção (até porque primeiro me foi dado a conhecer no "lojadasideias"), passa em grande medida pela Educação.
Todos os dias nascem milhões de ignorantes que, pela Educação, vão com o tempo mudando o Mundo...
Educar é, pois, a fonte de toda a esperança! Quem pode orgulhar-se de trabalhar com melhor matéria-prima do que os Professores - as Almas virgens da Humanidade futura?
Quem aprende educando, não pode ter maior oportunidade de "mudar o Mundo"...
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