quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Desejos são como sonhos?

Há uns meses, em conversa com dois dos jovens que me narraram pedaços das suas histórias de vida, ela disse
No fundo, o mais importante é, à hora de ir dormir, lembrar: será que fiz tudo o que tinha pensado realizar hoje? E poder fechar os olhos descansada…
Ele estava pensativo. Para ele, o mais importante era poder fazer o sono da noite com a alma tranquila. Tinha dito
Fundamental é ir fazendo tudo bem. É preciso fazer as coisas bem, levar os dias em bem. Só assim se pode esperar a recompensa.
Eu ia agarrada ao volante, a ouvi-los.
Ele estava de partida para Cabo Verde, onde já o esperavam para começar a trabalhar.
Ela ia esperar o filhote bebé ao aeroporto, vindo de férias de lá das ilhas, também…
Já lá vão meses… e as frases dele e dela bailam-me nos olhos, todas as noites.

Num comentário, a e-clair, ao post anterior perguntou “e com o que sonha a Maria...”
Gostava de voltar a ter a força dela. Teria os dias facilitados, se acreditasse como ele.
O que sonha a Maria não sei muito bem.
O que faz? Conta as histórias deles. Sonha que a Força deles e delas os faça realizar sonhos… sim. Em certa medida, o meu também!


Experiências
6.
Então nós… ao longo dos dias:
Que desejamos e o que fazemos pelo que mais queremos?

33 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boa pergunta... mas a resposta é difícil de encontrar. Quantas e quantas vezes acordo de manhã a pensar qual é o motivo de eu me levantar. Será que estou a conseguir aproveitar a vida como ela é??? Será que consigo desgasta-la??? Sei que respeito os meus limites mas ás vezes gostaria mesmo é de os ultrapassar... Consiguir... pensar além... conseguir chegar ao fim do dia e pensar... espectacular este dia fui ao meu limite... além dele. Isso deve ser bom... mais do que isso até.... dúvidas... gostaria desgastar a minha vida e chegar ao fim... fiz tanta coisa... arrisquei e aprovetei tanto.


Morro em paz fiz tudo bem e ainda mais senti o sabor da vida.

12:35 da tarde, fevereiro 14, 2007  
Blogger manhã said...

torna-se difícil saber o que queremos realmente. Por vezes andamos confusos. Mas é importante estabelecer prioridades. Acho sempre que o esforço mental de saber o que se quer é inútil, que não é do domínio da vontade, que quando nos acontece algo mesmo forte então o nosso querer não tem de se pronunciar, basta fazer, agir, ser.

12:13 da manhã, fevereiro 15, 2007  
Blogger açoriana said...

Quando se quer verdadeiramente o ideal seria içar a âncora, perder a costa de vista sem medos em busca da terra desejada... Mas nem sempre a viagem é assim tão fácil...existem tempestades, contratempos e por vezes a força para remar parece escassear... o querer parece não bastar... que mais falta?

12:29 da manhã, fevereiro 15, 2007  
Blogger SMA said...

Neste momento faço nada... estou de férias de mim mesma... estou a fazer uma pausada da luta e do forte...

Mas estou agarrada à vida...
Sonha, isso não deixes... mas sonhar tb pode ser entrar nos sonhos de outros...

Bjo doce

1:53 da manhã, fevereiro 15, 2007  
Blogger Ana Saraiva said...

Talvez o mais importante seja reconhecermo-nos e arriscarmos mais do que um bocadinho. O medo cheira sempre mal, a vulnerabilidade é que cheira bem. A coragem então...entontece de boa!

10:40 da manhã, fevereiro 15, 2007  
Blogger maria said...

e-clair... :)
Começo a pensar que reajo sempre assim quando leio as escritas de Uma lá no blog ou aqui nos comentários... fica-me um :) preso e dou comigo a pensar as coisas num tom mais positivo!
Quanto a arriscar mais do que um bocadinho... pois é, deve haver toda a razão nisto. Julgo que me habituei a pensar que, passados os 35, teria pouca margem de manobra para riscos... tenho andado adiada, claramente, há 3 anos! Ando a pensar retomar-me! em coragem! :)

presença... :) mais uma escrita que me faz isto :)
sonhar poder ser entrar nos sonhos de outros... reconheço que nunca me atreveria a pensar nisto assim! E descobri, nesta formulação, que, se calhar, isso sim, deve ser O sonho maior! :)

açoriana... :)
Este comentário levou-me, direitinha, ao Conto da Ilha Desconhecida, do Saramago! é um conto pequenininho, cheio de desejo de uma viagem sem porto fixo mas chegada certa! sim... importa largar amarras e partir, sim!

manhã... :) [vou repetir-me mas tem de ser: :)]
Isto que dizes é "tramado"... sou muito controladinha, andei a vida toda a fazer-me guiar pelas rotas da chamada "razão"... agora dou comigo em luta (fora de tempo, talvez) entre o que penso e o que desejo, o que sei e o que almejo, o que posso e o que gostaria... diz-se que da discussão nasce a luz, não é?! se continuo assim, qualquer dia, sou uma candeia! ahahah :)
Agora mais a sério (ainda que aquilo ali seja mesmo sério!), tens razão! Há alturas em que o querer nem tem tempo de acordar... e nós somos! e pronto! Somos!

alminha... há alguns teóricos que dizem que esse chegar ao fim da vida, assim, em paz, se chama mais ou menos isto: sentimento de dever realizado! :)

12:00 da tarde, fevereiro 15, 2007  
Anonymous Anónimo said...

A Maria sonha com um "ele" e com uma "ela"... É curioso que o post original fale numa "ela" e num "ele" e nas reflexões que ambos concretizam ao fim do dia: uma "ela" pseudo-organizada, que pensa se fez tudo aquilo que tinha pensado para o dia; um ele, em que a tranquilidade (não a do Paulo Bento/Ricardo Araújo, ou talvez sim...), é o mais importante...
"Ela", obviamente chegará à conclusão que se esqueceu de qualquer coisa, como é óbvio e "ele", calmamente "vai fazendo tudo bem" ou pelo menos tentará...
O equilíbrio é fundamental na vida... por mais que organizemos a nossa vida ela trar-nos-á surpresas e nunca, mas nunca, estaremos preparados para elas; no entanto, se as encararmos com tranquilidade…
A Maria sonha com tudo isto e muito mais mas verdadeiramente só arrisca no conhecido; é uma aventureira do mundo conhecido…

8:28 da tarde, fevereiro 15, 2007  
Blogger Paulo said...

tass bem.

9:16 da tarde, fevereiro 15, 2007  
Blogger Choninha said...

Que desejamos? A lua. O que fazemos? Contemplamos.

O que queremos? Rasgar os dias em pequenos pedaços e reconstrui-los da forma que nos contenta.

E o que nos contenta? Sermos como somos e gostar de o ser.

E o que somos? Seres finitos, pensantes, que às vezes valorizamos demasiado o que tem um valor quantificável e imutável.

E o que gostariamos de ser?
.............................


[Já viste, Maria, tu "dás cabo de mim", eu, que ando a fugir ao pensamento e a viver do prazer de sonhar, acreditando que pode ser diferente o passo seguinte. O pior é quando nos sentimos paralisados e queremos levantar a perna e nada, nada mexe, nem nós!]

1:12 da tarde, fevereiro 16, 2007  
Blogger Sr. Jeremias said...

Não sei o que quero, nem tão pouco quero saber. Sei o que não desejo. Basta para escolher o caminho a seguir.

Os sonhos, esses vão fazendo parte da viagem, quando não houverem mais, chegou o fim

10:51 da tarde, fevereiro 16, 2007  
Blogger Lourenço Viana said...

É uma resposta vista: acho que sonhamos com o que não temos. Com o que parece que pode acontecer, com o que tem tudo para correr bem. Ou com o recambolesco que parece impossível mas que se nos afigura longiquamente concretizável.
Vamos sonhando, umas coisas a seguir às outras.
Sem parar. Eu sem parar, pelo menos.

12:39 da manhã, fevereiro 17, 2007  
Blogger Unknown said...

Maria, eu tento viver... pelo que mais quero :)

Bjzz vivos

2:16 da tarde, fevereiro 17, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Hoje, o que mais desejo é ser amado pela mulher que estou amando. Meus sonhos de amor estão resumidos na pessoa dela. Sonho e me alimento desses sonhos. Quando chega a noite meus pensamentos se concentram nela e são tão fortes e tão bonitos que meus sonhos estão sempre em torno dela.

Com relação ao teu comentário no meu blog sobre Rodrigo Leão e Rosa Passos, infelizmente ela não é muito conhecida aqui na sua própria terra, apesar de ter esse extraordinário trabalho no exterior. Agora é que seu nome tem despontado com mais frequência nos meios artísticos. Vou procurar conhecer a atuação dos dois, pois tua observação me deixou curioso.

Com o que sonha a Maria, interessante essa indagação. Por mim, acredito que ela sonhe com mudanças, e ainda está a ver de que forma as empreenderá, de que jeito pode chegar até elas, sem tumultuar em demasia o seu interior. De qualquer forma, Maria, nunca deixe de sonhar, pois são os sonhos que nos levam a lutar por algo melhor na vida.

Deixo-te um abraço afetuoso e votos de uma semana repleta de lindos sonhos.

12:14 da manhã, fevereiro 19, 2007  
Blogger Bandida said...

fazemos. queremos. envolvemos.

vivemos, assim.




B.
__________________________

3:23 da tarde, fevereiro 19, 2007  
Blogger Bandida said...

teias de vida. teias deslumbrantes.





B.
__________________

3:24 da tarde, fevereiro 19, 2007  
Blogger zé lérias (?) said...

Penso que a vida não deve ser tomada como (por exemplo) uma partida de xadrez, como uma partida que à viva força temos que ganhar.

Se a perdermos, temos sempre o prazer de a ter jogado e a experiência para voltarmos ao tabuleiro, na próxima oportunidade. Sempre.

A vida se for vivida com o espírito do poeta e do pintor, ao sabor das emoções e alguma razão, terá outro sabor. Devemos é estar atentos às oportunidades que se nos deparam e muitas vezes não vemos...

Um abraço

12:57 da manhã, fevereiro 22, 2007  
Blogger moon between golden stars said...

Já tenho saudades...
Abraço

3:03 da tarde, fevereiro 23, 2007  
Blogger Choninha said...

Vais-me fazer falta!


As minhas memórias colam-se com as da minha irmã, que não foi ao liceu naquele Abril e ficou em casa comigo, a minha mãe furou tresloucada as barricadas com o seu volkswagen, nós viviamos na Pontinha, onde estava o Otelo no quartel de eng nº1, perto de nossa casa, e fez-se ao caminho porque dizia ela "mas qual revolução, qual quê, os doentes continuam no hospital e alguém tem de lá estar para tratar deles", os pobres militares deixaram-na passar, que doida!, devem ter pensado. Em casa ouviamos a rádio, não percebi bem porquê, mas lembro-me da euforia dos dias seguintes, da solidariedade, como se todos se conhecessem por terem passado pelo mesmo silêncio, tantos anos, e finalmente podia-se falar, sem medo de dizer cores ou usar flores simbólicas.


Em casa ouviu-se sempre Adriano Correia de Oliveira, Fausto, Zeca e Sérgio, influência da minha Su Mana Mané.

Maria arregaça as mangas, trabalha bem, deixa tudo bem feitinho, da tua forma, mas volta, eu estou sempre aqui, sabes disso. Abraço forte. (Tens o meu e-mail, sou a que tem o mesmo nome daquela que andou contigo na faculdade, não sendo amesma :)

10:14 da tarde, fevereiro 23, 2007  
Blogger Sr. Jeremias said...

Bela maneira de encerrar.

Ainda não sei o que escrever, por isso ate...

11:49 da tarde, fevereiro 23, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Zarpar sem deixar espaço para ao menos um aceno de mão, um último olhar, um último abraço ou um último beijo, dá-nos a pensar que fostes ali, pertinho, no virar da esquina, e que logo logo estarás novamente aqui postando algo bonito para nossos olhos lerem.

Por isso acomodei-me aqui, no penúltimo espaço, apenas para dizer um ¨até breve¨ e desejar que teu ¨desassossego¨ se faça na paz e na alegria daquele Ser Superior que nos delineia o caminho.

Vá em paz e volte em paz, amiga, que aqui estaremos todos a te esperar.

Leva meu afetuoso abraço contigo, junto de tantos outros, para iluminar teu caminho de volta.

8:05 da tarde, fevereiro 26, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Será que para aproveitar a vida, tem que se ficar escravo da vida? Vá aparecendo.....

10:35 da tarde, fevereiro 26, 2007  
Blogger paulo said...

Agora que acabou, posso finalmente ser sicero. Não, eu não acredito que quem escreve se escreva. Não foge, como é lógico, à sua estrutura mental. O ser que escreve é o ser que escreve. Mas não se escreve todo porque não se escreve todo, por inteiro. É possível escrever sobre experiências que nunca vivemos. Há toda uma literatura mística e religiosa que não é nem biográfia, nem auto-biográfica. Quem escreve escreve a sua Circunstância, não o seu Ser. Esse, pode ser transposto para a letra, e bem, mas é redutor pensar que o que eu escrevo sou eu fotografafo em letra. Fora isso, foi bom ter passado por aqui e ler-te a escreveres-te, foi bom ter visto o que escreves a rodar pelas mãos de tanta gente, de tantas maneiras, e ver o prazer que os teus textos provocam e a maneira como agitam quem lê. Tenho pena deste fim. Espero começos.

1:33 da tarde, fevereiro 27, 2007  
Blogger Marx said...

Olá Maria,

Parece que cheguei tarde ao cais. Agora que zarpou, desejo-lhe boa sorte para a jornada.

6:02 da tarde, fevereiro 27, 2007  
Blogger manhã said...

Olha, já não dá para comentar??
Acabou-se? Não quero crer!

12:32 da tarde, março 04, 2007  
Blogger zé lérias (?) said...

Que a viagem siga sem tormentas são os meus votos, minha amiga!

11:49 da tarde, março 05, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Se passares por meu espaço pode colher uma das inúmeras flores que deixei para ofertar às amigas pelo dia internacional da mulher. Que o perfume delas possa levar a ti um doce momento.

Um abraço afetuoso e votos de dias alegres e em paz.

2:08 da manhã, março 08, 2007  
Blogger zé lérias (?) said...

Que a luta continue para si, até à vitória final, mas rapidamente.
Como já sabia que não estava ninguém nem toquei. Atirei o recado por debaixo da porta:) Abraço.

12:23 da manhã, março 22, 2007  
Blogger Conceição Bernardino said...

Olá,
Espero que me desculpe forma como faço os meus comentários, mas é pura e verdadeira...
Para mim não chega, dizer está bonito ou lindo – por isso gosto de deixar pensamentos frases de outros autores como presente da minha gratidão e do meu encanto do que leio, do que observo nas imagens e na escrita.
É a minha maneira de ser...
A critica faço-as, da forma como somos tratados pelo Estado que ignora os problemas da nossa sociedade e como pouco ligam aos grandes talentos que encontro nos blogs.
Peço desculpa e se alguém não gostar da forma como faço os meus comentários agradecia que me dissessem pois tentarei melhorar.
Sou apenas uma amadora de escrita que escreve pela beleza de sentir na escrita as palavras que me vão na alma e penso que é essa a beleza que encontro naquilo que leio cada um escreve com a sua beleza.
Não quero com isto desrespeitar ninguém até porque as palavras lindas, bonito têm um grande significado no meu vocabulário.
Boa semana
Desculpem-me a repetição do post, mas julgo que nem todos entenderam...

Esta é a frase que vos deixo: se pudesses estar perto de mim talvez encontrasses a resposta porque te olho, porque choro sem te conhecer. Se um dia te encontrar entregarei o meu sorriso, é nele que escondo tudo aquilo que sinto só para te ver feliz.

Beijinhos
Conceição Bernardino
http://amanhecer-palavrasousadas.blogspot.com

9:42 da manhã, março 22, 2007  
Anonymous Anónimo said...

mesmo nas contradições "quem escreve, escreve-se..."

tudo de bom, amiga.

batista

1:34 da manhã, agosto 09, 2007  
Blogger batista said...

tudo de bom, Amiga.
nem tenho certeza se vais ler. não tem importância. os votos, sim.

2:56 da tarde, dezembro 19, 2007  
Blogger batista said...

Véspera de Natal: boa ocasião pra desejar tudo de bom pra ti, Amiga!... como se precisássemos de ocasiões especiais pra isso, hem, rss?! De coração: que a Espiritualidade Maior esteja contigo. Deixo o meu abraço fraterno.

9:41 da manhã, dezembro 24, 2007  
Blogger batista said...

Amiga, caso esteja escrevendo noutro blog, favor avisar, certo?
Um abraço fraterno e saudoso.

2:09 da manhã, abril 04, 2008  
Blogger Aprender a ser feliz said...

"Fundamental é ir fazendo tudo bem. É preciso fazer as coisas bem, levar os dias em bem. Só assim se pode esperar a recompensa."

Retive esta frase...
Li-A toda, gostei tanto do seu blog que só posso voltar.

Se me permite vou usar esta frase no meu blog, apenas para ilustrar parte do que quero passar a quem me lê.

Se não o quiser que eu o faça, diga-me pf.

5:05 da tarde, outubro 08, 2008  

Enviar um comentário

<< Home