quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Experiências

5.

“… só sonhadores e fiéis aos sonhos é que conseguiremos ser melhores, e, se formos melhores, o mundo será melhor.”
Luís Sepúlveda

“Todo e qualquer momento histórico contém sempre, em potência, vários futuros possíveis. Parece-me, contudo, que um, de entre eles, será o mais possível de todos os possíveis.”
J-F de Laprunelle
(via João Aguiar, n’O Jardim das Delícias…)

Gosto imenso destes dois autores que hoje aqui deixo.
Quando a desinspiração ameaça tomar conta de mim, normalmente o Sepúlveda devolve-me à vida. Porque me sacode marasmos.
O João Aguiar faz-me re-pensar certezas… (como se me atrevesse a tê-las!!!)
a

23 Comments:

Blogger paulo said...

O sonho é o motor da máquina; a imaginação o combustivel. A vontade realiza o que o desejo produz. A vida é como as fitas. Só mais longa, e portanto mais plena de possibilidades. Xi.

9:27 da tarde, fevereiro 07, 2007  
Blogger cbs said...

Maria
proponho-te que vejas o "Diamantes de sangue"
verás o sonho humano
verás a bestialidade humana
verás a cupidez e a mentira "civilizada"
e no fim, pra xatear a malta...
verás o Bem emergir do Mal

10:42 da tarde, fevereiro 07, 2007  
Blogger maria said...

Olá, cbs!!
:)
Vou ao "Force" já a seguir... mas aqui fica:
Fui ver o "Sangue" assim que chegou a Coimbra! Há duas semanas, fará no sábado. Foi, provavelmente, o filme que mais me deixou sem palavras em toda a minha vida de dias normais e de horas de cinema. Fiquei sem pio. Comecei a chorar no início e só parei bem depois de sair da sala. (a sorte foi ter ido à sessão da meia noite...)
Ao meu lado estava já sentado um sujeito que não conheço e que nunca tinha visto (mesmo numa terra pequena que nem noz como Coimbra!) que esteve mais ou menos como eu todo o tempo da trama... Bom, eu que nem sou nada chorinhas de filmes, julguei que a razão, em mim, se deveria ao facto de ter conhecido vários daqueles meninos-da-guerra em 2003 em Londres, num projecto delicioso a que o LIFT se tinha dedicado há já algum tempo... na altura, um dos meus meninos, tinha chegado ali vindo da Libéria... sim, tinha sido raptado com 8 anos e conseguido "escapar" com 13... foi esse menino que vi na pele daquele filho. O tempo todo.
...
Bom, o Sepúlveda e a sua forma radicalmente (às vezes) louca de acreditar nas coisas, nas pessoas, num mundo diferente (que ele afirma sempre profundamente melhor...) faz-me abanar descrenças e volta a empurrar-me no caminho.
É mesmo nisso que acredito, que, apesar de tudo, o Bem vai ter de emergir do mal... se queremos que "isto" valha as horas que passamos vivos... ou não, cbs?!

;)
Vou ao La Force des Choses... (aliás, andava com uma fome terrível, de minutos nestas conversas!)

3:15 da manhã, fevereiro 08, 2007  
Blogger hfm said...

Do primeiro gosto muito; o segundo não conheço.

8:57 da manhã, fevereiro 08, 2007  
Blogger cbs said...

"apesar de tudo, o Bem vai ter de emergir do mal..."
cada vez que vejo gente extraordinária na minha frente, com amor pelo próximo, reforço a certteza de que o Mal não tem hipóteses.
Melhor... tem, é converter-se ao Bem, é o sentido que acredito que Tudo isto tem :)

11:43 da manhã, fevereiro 08, 2007  
Blogger Choninha said...

Olá doce Maria.
Bem, começo por confessar que me identifico muito com essas palavras do Sepúlveda. Quase nada li dele. Aliás, ando atrasada em todas as leituras :) mas vou, assim que possa, requisitar na biblioteca da minha irmã, ;) porque só tenho um livro dele, de contos.
E não é que, apesar de todos os pesares, continuo a sonhar e a acreditar. E não quero deixar de pensar que o mundo pode ser melhor, apesar das evidências contrárias.
"Pelo sonho é que vamos", este foi outro poema que ficou aqui, dentro de mim, do Sebastião da Gama(sim, não foi só "isto ou aquilo"):

(...) Haja ou não frutos,
Pelo Sonho é que vamos.


Quero continuar a crer. Beijos, é sempre bom "ver-te" por cá, mesmo desinspirada, como dizes :)

5:19 da tarde, fevereiro 08, 2007  
Blogger manhã said...

Gosto da expressão "porque me sacode marasmos", e dos sonhos, que não se iludam que nós estamos lá!Aí onde tudo é possível! E se não chegarmos fica-nos o termos vivido com.Já não é mau, mas melhor era pegar assim no sonho e trazê-lo debaixo do braço e não ter medo que o medo causa pêlos no peito e faz crescer o bigode! Bons sonhos para ti Maria! e...dorme...

12:02 da manhã, fevereiro 09, 2007  
Blogger SMA said...

Entro na 5ª experiência... e este é o meu momento, aqui e talvez em ti...
e certezas não quero tê-las.

Bjo de boa noite

2:35 da manhã, fevereiro 09, 2007  
Blogger zé lérias (?) said...

Neste mundo de misérias, é preciso caminhar sempre pelos trilhos da utopia. Se não, espera-nos um outro pior sanatório que este em que vivemos.
Um abraço e mais uma vez parabéns pela inteligência como escolhe os postes.

2:55 da manhã, fevereiro 09, 2007  
Blogger J. said...

sim, se conseguirmos ser melhores, o mundo será melhor

3:03 da tarde, fevereiro 09, 2007  
Blogger a d´almeida nunes said...

Ando mesmo a precisar de fazer maiores paragens no meu blogue para dedicar mais tempo à leitura.
É um problema com que me estou a debater ultimamente.
Dada a minha actividade profissional (nunca mais arranjo uma nesga para me reformar desta chatice...bem, digamos que só estarei estafado e a deitar os bofes pela boca fora!?...) acabo por não ter muito tempo disponível para fazer aquilo que gosto...
Continuo a comprar os livros que me vão cativando mas vejo-os a amontoarem-se cada vez mais até conseguir arranjar tempo para os ler!...
Bj
António

6:23 da tarde, fevereiro 09, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Desinspirada ou não, consegues fazer postagens que nos remetem à preciosas reflexões.

Acredito no poder dos sonhos, e nos movemos muitas vezes em torno deles para alcançar grandes feitos. Quanto às certezas, bom mesmo é repensá-las de vez em quando, para descobrirmos novos ângulos de uma questão, ou simplesmente para reforçar nosso ponto de vista.

Deixo-te os votos de um final de semana bem legal, e um afetuoso abraço.

(acho que já estive aqui comentando essa postagem... se o fiz, fineza apagar o primeiro)

6:39 da tarde, fevereiro 09, 2007  
Blogger batista filho said...

como precisamos dos outros, amiga: como precisamos... do conhecimento, da partilha... da mão que nos afaga ou nos ajuda a levantar, do riso que acende outro riso... pelas duas citações apresentadas, grato, mui grato.

na beijoca que ora deixo, amizade e carinho.

11:54 da tarde, fevereiro 09, 2007  
Blogger Sr. Jeremias said...

Se não fossem uns sonhadores malucos ainda hoje viviamos numas cavernas imundas.

O amanhã pertence a quem quiser um mundo melhor, para os outros resta-lhes viver num eterno hoje.v

12:42 da manhã, fevereiro 10, 2007  
Blogger zé lérias (?) said...

Bom fim de semana!
Um abraço

9:02 da tarde, fevereiro 10, 2007  
Blogger Ana Saraiva said...

E com o que sonha a Maria inspiradamente generosa?

11:46 da manhã, fevereiro 11, 2007  
Blogger Ana Saraiva said...

E com o que sonha a Maria inspiradamente generosa?

11:47 da manhã, fevereiro 11, 2007  
Blogger açoriana said...

É bem verdade Dumb, se não fossem "uns sonhadores malucos" o mundo não seria como é...Mas o que me assusta é que com o passar do tempo parece que a capacidade de acreditar e lutar para que os sonhos se realizem está a dissipar-se... Porquê?! "Eles não sabem nem sonham, que o sonho comanda a vida"?!

3:15 da tarde, fevereiro 11, 2007  
Blogger Tozé Franco said...

Gosto muito de Luís Sepúlveda.
Coloquei um link para a qui no Histórias e Sabores.

6:14 da tarde, fevereiro 11, 2007  
Blogger Unknown said...

Maria, somos 2! Se soubesses a quantidade de vezes que volto a ver algumas passagens por mim assinaladas nos livros do Sepúlveda... acho que não consegues imaginar...

É o Sepúlveda e o Xavier Queipo o qual recomendo vivamente para quem não conhece...

Bjzz tolerantes :)

10:20 da tarde, fevereiro 12, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Não encontrando nova postagem, passo e deixo um afetuoso abraço e os votos de uma semana bem legal pra ti.

11:26 da manhã, fevereiro 13, 2007  
Blogger maresia said...

Olá Maria - não gosto muito de deixar este tipo de comentário por "baixo" dos textos mas... como não tenho outra forma de te contactar... posso publicar, obviamente bem identificada a autora, o teu comentário como um texto lá na Onda? Aquele da Carminho e da Sandra. Espero uma resposta, ok? Obrigada.

10:42 da manhã, fevereiro 15, 2007  
Blogger maria said...

maresia:
Claro!

:)
Aproveito p'ra dizer que me deu um gostinho especial, este teu regresso!

11:24 da manhã, fevereiro 15, 2007  

Enviar um comentário

<< Home